domingo, 16 de setembro de 2007

O BATISMO NO ESPIRITO SANTO

Atos 2, 1-11Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 5 Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. 6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus..
Pentecostes: festa judaica que ocorria 50 dias após a Páscoa, em agradecimento às colheitas, era realizada anualmente no templo em Jerusalém, onde judeus de varias nações iam a Jerusalém comemorar essas festas, por essa razão haviam pessoas de varias nações que ouviram os discípulos falarem das maravilhas de Deus na sua própria língua. Obs. As línguas faladas pelos discípulos no dia de Pentecostes não eram línguas desconhecidas, e sim línguas conhecidas de muitos povos: árabes, gregos, egípcios, romanos,etc.No dia de Pentecostes se cumpriu a Profecia de Joel 2,28:Atos 2,14 – 1814 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; 18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Jesus nasceu (natal), morreu, ressuscitou (pascoa), subiu ao céu e enviou seu Espírito (Pentecostes) uma única vez. Portanto a promessa da descida do Espírito Santo já foi cumprida. Em Atos 2 vemos a promessa sendo cumprida entre os judeus, e emAtos 10, 44 – 47, vemos essa promessa se cumprindo entre os gentios:44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?
Entretanto, o Batismo no Espírito Santo, manifesto pelas línguas se cumpriu nesses dois textos, primeiro aos judeus depois aos gentios. Hoje em dia o falar em línguas é apenas uns dos muitos dons do Espírito, não sendo obrigatório a todo o cristão receber esse dom.
SER BATIZADO NO ESPIRITO SANTO NÃO É IGUAL FALAR EM LINGUAS, ISSO É UMA CONFUSÃO CRIADA POR IGREJAS PENTECOSTAIS.
Somos batizados no Espírito Santo quando nos arrependemos (obs. arrependimento também é um dom de Deus), cremos no evangelho e aceitamos a Jesus como nosso Salvador, passando a fazer parte do corpo de Cristo, sendo regenerados pelo Espírito Santo:I Cor. 12,1313 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.Tito 3, 4 – 64 Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, 6 que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador. (Grifos meus)
Não há um segundo estágio, não estamos esperando o cumprimento da promessa da descida do Espírito Santo, isso já se cumpriu no dia de Pentecostes, temos que crer no que a Palavra nos ensina, que o Espírito Santo está entre seus escolhidos, se já se cumpriu, não precisa se cumprir novamente.
A respeito dos dons do Espírito: I Cor. 12,4: Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.Temos descritos no Novo Testamento em torno de 20 dons do Espírito, (mas veremos isso em um outro estudo).O Espírito dá o dom a cada um como quer: I Cor. 12,11: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
OS DONS DO ESPIRITO NÃO SÃO PARA SATISFAÇAO PESSOAL, E SIM PARA A EDIFICAÇAO DO CORPO DE CRISTO:I Cor. 12, 7: Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.I Cor. 14, 12: Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.Portanto ninguém é mais ou menos espiritual por falar ou não falar em línguas, ou por ter esse ou aquele dom. Então irmão, se você fala em línguas, amém, se você não fala, não se preocupe com isso, pois o Espírito pode te dar outros dons conforme a sua vontade, o fato de você não falar em línguas não quer dizer que você não foi batizado no Espírito Santo.Mas tudo deve ser feito com decência e ordem:I Cor.14, 39-40: Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. 40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.SEM GRITARIAS, CAIDEIRAS, UNÇOES EXTRAVAGANTES, DANÇAS ESQUISITAS E OUTRAS MANIFESTAÇOES ESTRANHAS QUE NÃO ENCONTRAM RESPALDO NA PALAVRA DE DEUS E SÓ RIDICULARIZAM O POVO DE DEUS, EM NADA EDIFICANDO O CORPO DE CRISTO. VEJAMOS QUE A BIBLIA FALA EM “FALAR” EM LINGUAS E NÃO EM “GRITAR”.
O Espírito Santo nos dá poder para testemunhar: Atos 1,8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós (obs. já veio em Atos 2) e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terraO Espírito Santo nos faz entender a Palavra de Deus. João 14,26: Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.A Palavra e o Espírito:
“Jamais devemos separar o que Deus uniu, isto é, sua Palavra e seu Espírito. A Palavra de Deus é a Espada do Espírito. O Espírito sem a Palavra fica desarmado; a Palavra sem o Espírito é ineficaz”. John Stott, teólogo britânico.
Nós não vamos orar pedindo para o Espírito Santo descer, pois Ele já desceu no dia de Pentecostes, nem pra você ser batizado no Espírito Santo, pois você já o foi quando aceitou a Jesus. Vamos orar para que o Espírito Santo nos fortaleça em sua graça e em sua Palavra, nos dando poder para testemunhar, distribuindo seus dons conforme Sua soberana vontade, para edificação da sua Igreja e a salvação das almas.Minha oração é pra que todos sejam cheios do Espírito Santo de Deus. Amém!

Nenhum comentário: